segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O QUE APRENDEMOS...


Como terminar sem comentar o que foi a "construção de conhecimento" dessa disciplina? Conhecer é a palavra exata. Vimos, discutimos e aprendemos sobre o que antes nem tínhamos ouvido falar.

Dá início por caminhos não habituais (para mim desconhecidos) como moodle, lista de discussão, blog, foi realmente explorar novos espaços.

O choque do Software Livre! O que foi essa aula? A turma abismada em finalmente perceber sua verdadeira realidade: "prisioneiros do consumo" e após o choque, o deslumbre de um novo posicionamento, o de :"produtores de conhecimento". Saímos extasiados. Foi verdadeiramente uma aula, em todos os seus sentidos.

Logo após, Metareciclagem. Como já citei em outra postagem, o encaixe perfeito do Software Livre. Metareciclagem foi para mim, vê uma possibilidade concreta da tal liberdade característica do Software Livre.

E a aula Sobre I.D.? Essa me confundiu. A desconstrução do conceito, através da análise da sua existência: a inclusão só é necessária graças a exclusão. Com isso, até agora não consegui formar um conceito sobre o conceito.

Sem esquecer das Licenças, que foi um assunto extremamente interessante. Conseguimos compreender siglas que sempre vimos nos produtos que consumimos mas não fazíamos idéia do que realmente se tratava.

Sobre as Oficinas, já me posicionei a respeito em outra postagem e reafimo sua validade apesar da falta de identificação.

Os Seminários? Mais uma forma de desconstrução, talvez a mais significativa para mim. Vi que existe, que é totalmente viável a Inteligência Coletiva. Construimos juntos os conceitos sobre os temas.

Os Produtos? Foram a possibilidade prática de realizarmos a teoria que estudamos sobre as tecnologias. Perceber que de fato podemos fazer, há sim, uma total relação entre a Educação e as Tecnologias Comtemporâneas. Infelizmente a minha produção não foi um processo agradável e consequentemente obteve um resultado negativo, mas isso não anula a consideração pelas produções dos colegas. Foram ótimas!

Adorei o vídeo, o programa de rádio - o Liiiiiiiidio, vai ficar na minha cabeça- e, ressaltando sobre as meninas de internet... PARABÉNS!!! Pela superação da desistência da colega e A SUPERAÇÃO aos "comentários" de Bonilla. Foi ótimo o resultado, mais uma vez parabéns.

Realmente APRENDEMOS!

2 comentários:

Juliana disse...

Acho que mais do que aprender a mexer no software livre e em seus programas, o mais importante da disciplina foi compreendermos a importância das tecnologias não sendo como uma ferramenta para a educação.

Mércia Samyra disse...

Primeiramente: amei seu blog, quero algumas aulas, rsrsrsr

Êta que resumo...que disciplina, né MAri?
Não estive na mesma turma que a sua, mas tivemos conversas legais, né?

Foram construções, desconstruções...foram tensões! Eu também sair da sala muitas vezes numa confusão...depois eu construo outros conceitos...
Essa vai fica na memória, né?

Até mais!

 
©2007 Por Templates e Acessorios