Ótimo para o fim(2009) e para o começo(2010) de um novo ano!Refletir só não basta, é necessário Recomeçar!
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
RECOMEÇAR!
Postado por Mari às 20:38:00 1 comentários
Naina, Janal, minha boneca de louça!!!!!!!!
Postado por Mari às 20:12:00 1 comentários
segunda-feira, 7 de dezembro de 2009
O QUE APRENDEMOS...
Postado por Mari às 19:54:00 2 comentários
A ÚLTIMA AULA
Postado por Mari às 19:20:00 0 comentários
William Shakespeare
Ao ver isso a gente aprende que Shakespeare não foi um homem da sua época, e sim, pra muito, muito, muito tempo...
Postado por Mari às 19:11:00 0 comentários
A Magia do Rádio


Postado por Mari às 19:00:00 0 comentários
O "papel" do papel


Postado por Mari às 18:48:00 0 comentários
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
Rádio, Tv e Vídeo
Postado por Mari às 19:38:00 6 comentários
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
Impressos e Internet
Postado por Mari às 21:48:00 0 comentários
terça-feira, 3 de novembro de 2009
Estudo Errado
http://www.youtube.com/watch?v=zXNBHW5-4-4
Como é antiga essa música! Como é atual sua letra!
Apresenta o modo de pensar de um aluno, mas, sabemos que esta é a opinião de inúmeros outros. E isso é frustrante! Aliás, frustração caracteriza bem aquilo que a escola, a família, a tv, provocam nesse aluno. O quanto não é atrativo o local de ensino, a quase inexistência da relação escola-família e o quanto a tv pode ser inútil dependendo do seu uso.
De várias frases, existem duas que gostaria de destacar: "Sei que ainda não sou gente grande, mas eu já sou gente" e "O ideal é que a escola me prepare pra vida".
No mínimo, provocam reflexões.
Em vocês, provocaram o quê?
Bjs!
Postado por Mari às 19:19:00 1 comentários
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
As Oficinas
Bjs!
Postado por Mari às 22:24:00 2 comentários
sábado, 26 de setembro de 2009
Software Livre e Metareciclagem: o encaixe perfeito!

Foi um choque! Afinal o Software Proprietário é o que a maioria das pessoas utilizam -inclusive eu- e Metareciclagem nunca tinha feito parte do meu restrito conhecimento como usuária de computador. Choque porque é o que acontece quando damos conta da nossa ignorância.
A explicação sobre a diferença entre os softwares, resumi assim: Software Proprietário nos permite o consumo do produto; Software Livre nos possibilita participar da produção. Produção de quê? DO CONHECIMENTO!
Enquanto o Software Proprietário nos dá o produto pronto para ser usado mas não para entendê-lo, o Software Livre é acessível para conhecermos, utilizarmos, modificarmos e repassarmos o que foi produzido. Enfim, trata-se realmente de LIBERDADE.
Em relação a Metareciclagem, acho que seu conceito pode ser caracterizado assim: desconstruir para reconstruir. A partir do momento que a pessoa desconstrói, ela passa a conhecer o que existia e pode reconstruir o que conheceu, ou seja, torna-se ativa em um processo de produção e não um passivo consumidor. Essa participação na produção do conhecimento é a semelhança entre o Software Livre e a Metareciclagem, e isso os tornam complementares.
O que fica para refletirmos? Acredito que não são os softwares que são restritos ou livres, mas sim, o conhecimento. Cabe a nós escolhermos como queremos: Liberdade para conhecer ou restrição para nos moldarmos ao que nos é imposto?
Raciocinem!
Bjs.
Postado por Mari às 11:37:00 6 comentários
domingo, 30 de agosto de 2009
Programa Roda Viva com Michel Serres
Postado por Mari às 20:54:00 6 comentários
sábado, 22 de agosto de 2009
Questione!
Fátima Freire Dowbor, em seu livro Quem Educa Marca o Corpo do Outro, ressalta esse poder no capítulo O ato de perguntar:
“Tenho percebido por meio dos variados encontros com educadores quanto a postura de fazer perguntas não é prática muito comum entre nós. E, no entanto, deveríamos ser especialistas na arte de perguntar."
“... Quando não podemos exprimir o que realmente pensamos, sentimos e até mesmo o que não sabemos como é possível aprender a perguntar? As perguntas normalmente surgem em momentos de dúvidas, em momentos de reconhecimento ou readequações do nosso discurso.”
“... Fico imaginando se a pobreza de certas práticas pedagógicas não estaria relacionada justamente ao fato de o educador viver sua prática sem se indagar sobre ela. Sem se perguntar o porquê da necessidade dela. Sem relacioná-la ao momento específico que está a viver conforme o contexto no qual possa estar inserido, perdendo, assim, a possibilidade de significá-la...”
O que Fátima nos traz e também a proposta da EDC 287, de educar sobre uma nova perspectiva, me faz pensar que não devemos ter respostas prontas e sim estarmos abertos a questionamentos que proponham uma nova postura. Indagar para refletir o que somos e readequar para nos transformarmos no que ainda podemos ser.
Postado por Mari às 21:53:00 2 comentários
quarta-feira, 12 de agosto de 2009
Primeira aula de EDC 287
Postado por Mari às 22:09:00 4 comentários